ACUPUNTURA NO DIABETES - TIPO 2 (DM2)
Você está aqui: Serviços para você > Práticas em Acupuntura > Acupuntura no Diabetes - Tipo 2 (DM2)

PRÁTICAS EM ACUPUNTURA: no diabetes - tipo 2 (DM2).
1. INDICAÇÃO
Indicado a indivíduos adultos e/ou idosos com diagnóstico de diabetes - tipo2 (DM2) há menos de 06 (seis) anos.
2. DIAGNÓSTICO MÉDICO
A realização de procedimentos em acupuntura no acompanhamento do paciente com diabetes - tipo 2 requer previamente o diagnóstico médico de diabetes. Converse com o seu endocrinologista referente à complementação do seu tratamento com acupuntura, caso o médico seja favorável, solicite a ele um encaminhamento para acupuntura.
3. ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE COM DIABETES MELLITUS - TIPO 2 (DM2)
Configura-se uma estratégia de saúde de ótimos resultados, o trabalho multiprofissional de forma integrada ao atendimento do paciente com diabetes - tipo 2, abrangendo: a clínica médica em endocrinologia, educação física, farmácia e nutrição nos diversos níveis de assistência à saúde, distribuídos de acordo com a necessidade de cada paciente.
4. OBJETIVOS GERAIS DO TRATAMENTO / ACOMPANHAMENTO
Prover o cuidado farmacêutico especializado em Práticas Integrativas e Complementares (MTC/Acupuntura) e o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico, auxiliado por procedimentos de monitoramento de parâmetros clínicos, numa abordagem multiprofissional de assistência integral à saúde, contribuindo com a otimização do tratamento clínico do diabetes e na prevenção e resolução de agravos relacionados ao uso inadequado e indevido de medicamentos.
5. SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS FARMACÊUTICOS
5.1 ACUPUNTURA
O que é: É um procedimento multiprofissional de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos mais antigos do mundo e pode ser de uso isolado ou integrado com outros recursos terapêuticos da MTC ou com outras formas de cuidado.
Objetivos: Complementar o tratamento médico, estimulando acupontos que induzem a secreção de insulina, favorecendo o controle glicêmico e proporcionando um melhor curso terapêutico no tratamento combinado de medicamentos e acupuntura.
ATENÇÃO:
- Acupuntura não cura o diabetes;
- A acupuntura é indicada como prática complementar no controle glicêmico, somente nos casos em que o diabetes mellitus - tipo 2 (DM2) foi diagnosticado há menos de 06 (seis) anos. Após 06 (seis) anos de diagnóstico, a acupuntura não apresenta resultados satisfatórios no controle glicêmico.
5.2 MONITORAMENTO DE PARÂMETROS CLÍNICOS
O que é: É um procedimento multiprofissional que consiste na verificação do estado clínico do paciente, fundamentado em metodologias científicas.
Objetivos: Monitorar a efetividade e segurança do tratamento, o direcionamento de uma terapia ou o monitoramento do paciente e o rastreamento para identificação dos fatores de risco na promoção da saúde e na prevenção de doenças. O monitoramento dos parâmetros clínicos pode ser solicitado pelo cliente ou pelo médico. Incluem os seguintes procedimentos:
-
Monitoramento de Parâmetros Fisiológicos - Monitoramento da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória;
-
Monitoramento de Parâmetros Bioquímicos - Determinação de níveis capilares de glicose, colesterol e triglicerídeos por meio de equipamentos/dispositivos para autoteste;
-
Monitoramento de Parâmetros Antropométricos - Definição do peso ideal, aferição da circunferência abdominal, avaliação do índice de massa corporal - IMC e avaliação da relação cintura quadril - RCQ.
5.3 ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO
O que é: É um serviço farmacêutico provido durante vários encontros com o paciente, onde o farmacêutico realiza o gerenciamento dos medicamentos em uso, por meio da análise das condições de saúde, dos fatores de risco e do tratamento, possibilitando a implantação de um conjunto de intervenções gerenciais, educacionais e do acompanhamento do paciente durante todo o processo de cuidado.
Objetivos: Prevenir e resolver possíveis problemas relacionados a farmacoterapia, a fim de alcançar bons resultados clínicos, reduzir riscos e contribuir para a melhoria da eficácia e da qualidade da atenção à saúde. Inclui, ainda, atividades de prevenção e proteção da saúde.
5.4 ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DIÁRIA DOS MEDICAMENTOS
O que é: É um procedimento farmacêutico que consiste em organizar a rotina diária de medicamentos utilizados pelo paciente, podendo ser feito em esquemas de horários com organizadores diários, semanais ou mensais.
Objetivos: Simplificar a utilização dos medicamentos e corrigir eventuais erros de administração.
6. AGENDE SUA CONSULTA
Informações de contato aqui.
Responsável pela provisão do serviço: Esp. Luiz Cesarino Alves - Farmacêutico CRF-DF 8290