Faça parte da nossa lista de e-mails e nunca perca as novidades do nosso site.

APLICAÇÕES DE SHIATSU

Você está aqui: Serviços para você > Procedimentos Técnicos > Aplicações de Shiatsu
Shiatsu em Brasília

PROCEDIMENTOS TÉCNICOS: Aplicações de Shiatsu.
 
    1. INDICAÇÃO

Indicado a qualquer pessoa que necessite de intervenções em saúde para controle do estresse, alívio da tensão física e emocional.


 
    2. OBJETIVOS

O principal objetivo do Shiatsu é combater os problemas causados pelo estresse do cotidiano. As técnicas de pressão aplicadas nos acupontos (pontos de acupuntura), contribui para acalmar o sistema nervoso e estimular os sistemas circulatório e imunológico, proporcionando alivio do estresse, relaxamento e bem-estar.


 
    3. PROCEDIMENTOS REALIZADOS/MÉTODOS TERAPÊUTICOS

 

Shiatsu Sistêmico: É o método de Shiatsu mais utilizado, onde se aplica o Shiatsu no corpo todo. Dependendo do efeito desejado, o Shiatsu poderá ser aplicado em todos os canais energéticos, na maioria das vezes seguindo a direção do fluxo desses canais, e em outras situações, em direções contrarias ou em canais energéticos específicos no intuito de sedar ou tonificar a energia conforme o caso.

Shiatsu de Microssistema: É o Shiatsu aplicado em zonas reflexas como: pés, mãos, região abdominal, cabeça e face. O Shiatsu poderá ser aplicado de forma local conforme o caso, trabalhando especificamente em determinadas regiões, no intuito de proporcionar uma reação reflexa que essas regiões promovem no organismo.

4. FAQ - QUESTIONÁRIO DE PERGUNTAS FREQUENTES

Quanto tempo leva uma aplicação de Shiatsu?


Uma aplicação ou sessão de Shiatsu dura em torno de 50/60 minutos, podendo ser direcionado para um relaxamento, sendo assim aplicado de forma sistêmica no corpo todo ou aplicações rápidas de 25/30 minutos em locais específicos e em zonas reflexológicas conforme os objetivos do tratamento.




Que roupa devo usar no Shiatsu?


Por se tratar de uma técnica de manipulação corporal, é importante estar com pernas, braços, região dorsal e abdominal exposta. Para tanto, as mulheres podem usar roupas usadas em academias (bermudas) e um sutiã que possa ser desabotoado nas costas.




Posso fazer Shiatsu na gravidez?


Sim. O Shiatsu é muito utilizado para alívio de dores lombares provenientes da gravidez. Exceto nos 3 (três) primeiros e 2 (dois) últimos meses de gestação.




No Shiatsu tem movimentos fortes de tração do corpo?


Não. O Shiatsu utiliza métodos de pressão em pontos e canais de acupuntura. No Shiatsu não é comum o uso de técnicas de tração.




Shiatsu cura problemas de coluna?


Não. Caso você tenha um problema de coluna, como por exemplo, uma hérnia de disco, o Shiatsu não irá curar a sua hérnia. A terapia Shiatsu é um tratamento para o alívio da tensão física e emocional provocada pelo estresse do cotidiano, proporcionando conforto e bem-estar. Caso você tenha um diagnóstico de problema de coluna, consulte o médico ortopedista antes de marcar uma aplicação de Shiatsu.




Existem contra indicações no Shiatsu?


Sim. Não é aconselhado aplicar Shiatsu em pessoas que sofrem de doenças degenerativas e infecciosas, afecções de pele, hemorragias, febre alta, neoplasias (tumores) e osteoporose.




Shiatsu é uma acupuntura com os dedos?


Sim. Não está errado dizer que o Shiatsu é uma Acupuntura com os dedos, também denominado de (acupressura ou digitopuntura), pois ambas as técnicas baseiam-se nos mesmos princípios e conceitos.




Existe algum limite de idade para se submeter a uma aplicação de Shiatsu?


Não. O Shiatsu pode ser aplicado em pessoas de todas as idades. No jovem, ele ajuda a fortalecer o corpo, em adultos e pessoas de meia idade, ele reduz o estresse, estimula as defesas naturais, previne as chamadas doenças da idade adulta e o envelhecimento precoce.




A aplicação de Shiatsu é feita em tatames?


Não. Por questões tradicionais e culturais da sociedade Japonesa, o Shiatsu no Japão era aplicado em tatames no chão. Nos dias atuais ainda existem profissionais que trabalham assim, mas é um procedimento em desuso. Atualmente a tendência é a adoção de macas e cadeiras especiais para aplicação de Shiatsu. Em caso de atendimento domiciliar, o Shiatsu também poderá ser aplicado na própria cama do cliente.




Na aplicação de Shiatsu utiliza algum tipo de óleo ou creme?


Não é comum. Entretanto, poderá ser associado pequenas quantidades de cremes ou bálsamo na estilmulação de pontos ou regiões específicas do corpo.




Posso me submeter a uma aplicação de Shiatsu logo após as refeições?


Não. É aconselhável aguardar aproximadamente 1 (uma) hora após as refeições.




Qual a frequência ideal para se fazer Shiatsu?


Em tratamento preventivo uma vez por semana. O Shiatsu também pode ser aplicado em intervalos menores ou maiores que uma semana. O próprio cliente vai identificar, com base no seu nível de estresse, tensão e resultado do tratamento, qual a melhor frequência lhe convém.




O Shiatsu auxilia no tratamento da fibromialgia?


Sim. O Shiatsu associado a outros tratamentos, pode auxiliar na complementação do tratamento da fribromialgia. O Shiatsu proporciona bem-estar ao paciente e a diminuição da sensação de fadiga, muito comum nos quadros de fibromialgia. O efeito do relaxamento na musculatura provacado pelo Shiatsu, auxilia na diminuição da dor. O tratamento da fibromilagia envolve uma assistência multiprofissional em saúde para alcançar os melhores resultados. Converse como o seu médico sobre a complementação do seu tratamento com o Shiatsu.




Shiatsu corrige má postura?


Não. O Shiatsu é uma técnica que pode auxiliar nos tratamentos de reeducação postural como: RPG, Osteopatia e Quiropraxia, uma vez que proporciona relaxamento e alivio de dores musculares. Para tratamentos de correção de má postura, consulte o médico ortopedista e o fisioterapeuta.




Quais problemas podem ser tratados com o Shiatsu?


O Shiatsu tem como indicação principal tratar problemas provenientes do estresse do cotidiano como: má qualidade de sono, fadiga, cansaço, ansiedade, tensão emocional, dores musculares provenientes de má postura, dores de cabeça (cefaleia) e episódios depressivos leves.
O Shiatsu é uma técnica que pode contribuir muito na sua qualidade de vida, pois acalma o sistema nervoso e estimula os sistemas circulatório e imunológico, aliviando o estresse e proporcionando saúde e bem-estar.




O que é Shiatsu?


O Shiatsu é um método antigo de massagem originário do Japão, utilizada no tratamento e promoção da saúde. A palavra Japonesa Shiatsu se traduz por Shi - dedo, Atsu - pressão. Sua técnica consiste em friccionar e comprimir pontos chamados (tsubo), que se localizam ao longo dos 12 principais canais de energia utilizados pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
O Ministério da Saúde do Japão dá a seguinte definição para Shiatsu “ A terapia conhecida por Shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento, mecânico ou de outro tipo, para aplicar pressão à pele humana, corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde, e tratar doenças específicas.”




Qual o mecanismo de ação do Shiatsu? Como ele atua no organismo?


O mecanismo de ação do Shiatsu se apoia nas seguintes teorias:
1. Reflexo Viscero-cutâneo Quando ocorre qualquer irregularidade nos órgãos internos, nosso organismo desencadeia um processo de excitação dos nervos sensórios viscerais aferentes que agem nos cornos posteriores da coluna espinhal, nos nervos autônomos associados a ela ou nos nervos sensórios da pele e da musculatura, causando hiperestesia e tensão muscular excessiva, que produz rigidez ou dor. De acordo com este conceito, o Shiatsu aplicado nas partes hipersensiveis ou muscularmente tensas da superfície do corpo, estabeleceria o processo inverso. Em outras palavras, de acordo com seu vigor e duração, a pressão aplicada na região dorsal do corpo estabeleceria reflexos nos órgãos internos, estimulando-os a funcionar como eles deveriam e assim curando irregularidades.
2. Sistema Circulatório Os vasos arteriais, venosos e linfáticos fazem mais do que transportar líquidos corporais. Os músculos lisos das paredes desses vasos se contraem automaticamente e controlam a pressão, velocidade, distribuição, fluxo e quantidade do líquido que passa através deles. Deste modo, eles regulam a carga sobre o coração. Quando falham em sua função, a circulação dos líquidos corporais se torna lenta, as células não recebem nutrição adequada e os resíduos nocivos se acumulam. No caso dos vasos sanguíneos, isso acaba forçando o coração. O funcionamento insuficiente das paredes dos vasos linfáticos causa edema. O Shiatsu estimula a circulação eficiente dos líquidos corporais, seu procedimento de pressionar tem bons efeitos sobre os braços e pernas e vitaliza o retorno de sangue venoso para o coração.
3. Sistema Nervoso O sistema nervoso atua como uma rede de comunicações conectando todas as partes do corpo. Dividi-se em sistema nervoso central e periférico. O sistema nervoso autônomo que é parte do sistema nervo periférico, controla o funcionamento involuntário de órgãos que não depende da nossa vontade como: coração, estômago, intestinos e outros. O sistema nervoso autônomo se divide nos sistemas simpático e parassimpático, trabalham em harmonia checando um ao outro, o sistema simpático possui uma ação estimulante, enquanto o sistema parassimpático age de forma reguladora. O sistema nervoso simpático desencadeia no nosso organismo uma série de reações e medidas para enfrentar situações de estresse, perigo, manifestações emocionais, etc. Já o sistema nervoso parassimpático tem um efeito regulador e calmante sobre o organismo. O Shiatsu aplicado sobre a região cervical anterior, medula oblonga e ambos os lados da coluna vertebral atua como regulador do sistema nervo autônomo, atuando de forma calmante, reduzindo o ritmo cardíaco e a frequência respiratória, proporcionando assim um efeito relaxante em todo corpo.
​4. Sistema Bioenergético O sistema bio-energético são “caminhos”, “canais” ou “linhas” que percorrem todo nosso corpo da cabeça aos pés, por onde "circula" ou "flui" a nossa "energia vital", chamada de ( Qi). Esses canais formam a base de toda Medicina Oriental Tradicional onde se apóia todo arcabouço técnico do Shiatsu. Os canais energéticos formam um "caminho" ou "circuito", dividido em 12 partes, cada parte está associada a uma função orgânica e características psicológicas e emocionais. Essas 12 partes do "canal energético" vão se conectar aos órgãos internos e vísceras os quais levarão seus nomes. Os "canais energéticos" constituem a primeira barreira de defesa do nosso organismo de energias “perversas” como “ataques” de vento e frio definido em alguns casos pela fisiologia ocidental como resfriado. Determinados pontos dolorosos ou regiões sensíveis no trajeto desses "canais" indicam uma concentração de energia “perversa”. O Shiatsu aplicado nos "canais energéticos" proporciona um livre fluxo da energia por esses "canais" uma vez que fortalece a livre movimentação da energia ( Qi). O livre "fluxo da energia" por esses "canais" é essencial para a saúde, proporcionando uma sensação de bem-estar físico e psicológico.




Como são realizadas as aplicações de Shiatsu nesse período de pandemia?


As aplicações de Shiatsu seguem todos os protocolos de segurança como: uso de máscara cirúrgica, jaleco, luvas, touca, propé, óculos de proteção facial. Será disponibilizada ao cliente, uma máscara de proteção facial para ser usada em todo período de atendimento. Antes de cada atendimento será aferido à temperatura do cliente, aqueles que apresentarem temperatura acima de 37,3 °C não serão atendidos. A orientação é que o cliente somente agende aplicações de Shiatsu caso não tenha sintomas de febre e nem esteja em fase de recuperação da Covid-19.