Faça parte da nossa lista de e-mails e nunca perca as novidades do nosso site.

Please reload

SHIATSU

Você está aqui: Serviços para você > Procedimentos Técnicos > Shiatsu

MECANISMOS DE AÇÃO
 

 

  • Reflexo Viscero-cutâneo:

 

   Quando ocorre qualquer irregularidade nos órgãos internos, nosso organismo desencadeia um processo de excitação dos nervos sensórios viscerais aferentes que agem nos cornos posteriores da coluna espinhal, nos nervos autônomos associados a ela, ou nos nervos sensórios da pele e da musculatura, causando hiperestesia e tensão muscular excessiva, que produz rigidez ou dor. De acordo com este conceito, o Shiatsu aplicado nas partes hipersensiveis ou muscularmente tensas da superfície do corpo estabeleceria o processo inverso. Em outras palavras, de acordo com seu vigor e duração, a pressão aplicada na região dorsal do corpo estabeleceria reflexos nos órgãos internos, estimulando-os a funcionar como eles deveriam e assim curando irregularidades.

 

  • Sistema Circulatório:

 

   Os vasos arteriais, venosos, e linfáticos fazem mais do que transportar líquidos corporais. Os músculos lisos das paredes desses vasos se contraem automaticamente e controlam a pressão, velocidade, distribuição, fluxo, e quantidade do líquido que passa através deles. Deste modo, eles regulam a carga sobre o coração. Quando falham em sua função, a circulação dos líquidos corporais se torna lenta, as células não recebem nutrição adequada, e os resíduos nocivos se acumulam. No caso dos vasos sangüíneos, isso acaba forçando o coração. O funcionamento insuficiente das paredes dos vasos linfáticos causa edema. O Shiatsu estimula a circulação eficiente dos líquidos corporais. Seu procedimento de pressionar tem bons efeitos sobre os braços e pernas e vitaliza o retorno de sangue venoso para o coração.

 

  • Sistema Nervoso:

 

   O sistema nervoso atua como uma rede de comunicações conectando todas as partes do corpo. Dividi-se em sistema nervoso central e periférico. O sistema nervoso autônomo que é parte do sistema nervo periférico, controla o funcionamento involuntário de órgãos que não depende da nossa vontade como: coração, estômago, intestinos e outros. O sistema nervoso autônomo se divide nos sistemas simpático e parassimpático, trabalham em harmonia checando um ao outro, o sistema simpático possui uma ação estimulante, enquanto o sistema parassimpático age de forma reguladora. O sistema nervoso simpático desencadeia no nosso organismo uma série de reações e medidas para enfrentar situações de estresse, perigo, manifestações emocionais, etc. Já o sistema nervoso parassimpático tem um efeito regulador e calmante sobre o organismo. O Shiatsu aplicado sobre a região cervical anterior, medula oblonga, e ambos os lados da coluna vertebral atua como regulador do sistema nervo autônomo atuando de forma calmante, reduzindo o ritmo cardíaco e a freqüência respiratória, proporcionando assim um efeito relaxante em todo corpo.

 

  • Sistema Bio-energético:

 

   O sistema bio-energético são “caminhos”, “canais” ou “linhas” que percorrem todo nosso corpo da cabeça aos pés, por onde circula ou flui a nossa energia vital, chamada pelos japoneses de Qi. Esses canais formam a base de toda Medicina Oriental Tradicional onde se apóia todo arcabouço técnico do Shiatsu. Os canais energéticos formam um caminho ou circuito, dividido em 12 partes, cada parte está associada a uma função orgânica e características psicológicas e emocionais. Essas 12 partes do canal energético vão se conectar aos órgãos internos e vísceras os quais levarão seus nomes. Os canais energéticos constituem a primeira barreira de defesa do nosso organismo de energias “perversas” como “ataques” de vento e frio definido em alguns casos pela Medicina Ocidental como resfriado. Determinados pontos dolorosos ou regiões sensíveis no trajeto desses canais indicam uma concentração de energia “perversa”. O Shiatsu aplicado nos canais energéticos proporciona um livre fluxo da energia por esses canais uma vez que fortalece a livre movimentação da energia Qi. O livre fluxo da energia por esses canais é essencial para a saúde, proporcionando uma sensação de bem-estar físico e psicológico.

E-mail:

© 2015 - 2021 farmacêutico.com

O Site das Práticas Integrativas e Complementares

  • Facebook Social Icon