ACUPUNTURA NA DEPRESSÃO
Você está aqui: Serviços para você > Práticas em Acupuntura > Acupuntura na Depressão

PRÁTICAS EM ACUPUNTURA: Acupuntura na Depressão.
1. INDICAÇÃO
Indicado as pessoas que sofrem com transtornos relacionados à depressão.
2. DIAGNÓSTICO MÉDICO
A realização de procedimentos em acupuntura no acompanhamento do doente com depressão requer previamente o diagnóstico médico. É necessário que você procure um médico psiquiatra para que ele diagnostique o problema, qual é o tipo de depressão e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para o seu caso. Converse com o seu médico referente à complementação do seu tratamento com a acupuntura. Caso o médico seja favorável, solicite a ele um encaminhamento para acupuntura.
3. ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AO DOENTE COM DEPRESSÃO
É inegável a importância da assistência multiprofissional de forma integrada ao atendimento do doente com depressão, envolvendo: a clínica médica/psiquiatria, educação física, farmácia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, nos diversos níveis de assistência à saúde, distribuídos de acordo com a necessidade de cada paciente.
4. OBJETIVOS GERAIS DO TRATAMENTO
Prestar assistência farmacêutica especializada em Práticas Integrativas e Complementares (MTC/Acupuntura) e o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico, numa abordagem multiprofissional de assistência integral à saúde, contribuindo com a otimização do tratamento clínico da depressão e na prevenção e resolução de agravos relacionados a farmacoterapia, proporcionando um melhor curso terapêutico no tratamento combinado de farmacoterapia e acupuntura.
5. SERVIÇOS E PROCEDIMENTOS FARMACÊUTICOS
5.1 ACUPUNTURA:
O que é: É um procedimento multiprofissional de intervenção em saúde que faz parte dos recursos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e estimula pontos espalhados por todo o corpo, ao longo dos meridianos, por meio da inserção de finas agulhas filiformes metálicas, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como a prevenção de agravos e doenças. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos mais antigos do mundo e pode ser de uso isolado ou integrado com outros recursos terapêuticos da MTC ou com outras formas de cuidado.
Objetivos: Complementar o tratamento médico, cooperando no manejo dos sintomas da depressão e no equilíbrio das emoções, no intuito de promover qualidade de vida, bem-estar e uma condição melhor de recuperação do paciente.
Práticas existentes em acupuntura e principais recursos terapêuticos associados:
-
Acupuntura Sistêmica: Consiste na estimulação de acupontos em diversas regiões do corpo;
-
Acupuntura Auricular: Consiste na estimulação de pontos localizados na orelha;
-
Craniopuntura: Método de inserção de agulhas em pontos localizados na face e couro cabeludo;
-
Quiropuntura: Método de inserção de micro agulhas em pontos localizados nas mãos;
-
Nasopuntura: Método de inserção de micro agulhas em pontos localizados no nariz;
-
Eletroacupuntura: Método de estímulo elétrico que substitui os estímulos manuais nas agulhas;
-
Laser acupuntura: Consiste na aplicação de LASER de baixa potencia nos pontos de acupuntura;
-
Ventosa terapia: Método de estimulação de acupontos através de pressão negativa com ventosas;
-
Moxabustão: Método terapêutico externo, que consiste em estimular com calor os acupontos;
-
Tui-ná (digitopuntura): Método terapêutico de estimulação manual dos acupontos.
5.2 ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO:
O que é: É um serviço farmacêutico provido durante vários encontros com o paciente, onde o farmacêutico realiza o gerenciamento dos medicamentos em uso, por meio da análise das condições de saúde, dos fatores de risco e do tratamento, possibilitando a implantação de um conjunto de intervenções gerenciais, educacionais e do acompanhamento do paciente durante todo o processo de cuidado.
Objetivos: Prevenir e resolver possíveis problemas relacionados a farmacoterapia, a fim de alcançar bons resultados clínicos, reduzir riscos e contribuir para a melhoria da eficácia e da qualidade da atenção à saúde. Inclui, ainda, atividades de prevenção e proteção da saúde.
5.3 ORGANIZAÇÃO DA ROTINA DIÁRIA DOS MEDICAMENTOS:
O que é: É um procedimento farmacêutico que consiste em organizar a rotina diária de medicamentos utilizados pelo paciente, podendo ser feito em esquemas de horários com organizadores diários, semanais ou mensais.
Objetivos: Simplificar a utilização dos medicamentos e corrigir eventuais erros de administração.
6. AGENDE SUA CONSULTA
Informações de contato aqui
Responsável pela provisão do serviço: Esp. Luiz Cesarino Alves - Farmacêutico CRF-DF 8290