MTE (CBO)
Você está aqui: Para Farmacêutico > MTE (CBO)
O QUE É A CBO?
A CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) é um documento normatizador do reconhecimento, da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro.
A CBO é ferramenta fundamental para as estatísticas de emprego-desemprego, para o planejamento das reconversões e requalificações ocupacionais, na elaboração de currículos, no planejamento da educação profissional, no rastreamento de vagas e dos serviços de intermediação de mão-de-obra.
Imagem meramente ilustrativa
Sua atualização se deve às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.
Sua atualização se deve às profundas mudanças ocorridas no cenário cultural, econômico e social do País nos últimos anos, implicando alterações estruturais no mercado de trabalho.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou, no dia 31/01/2013 a atualização na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO/Ministério do Trabalho), documento que reconhece, nomeia e codifica as ocupações existentes no mercado de trabalho, no Brasil.
De acordo com a atualização, a atuação do farmacêutico contempla as seguintes ocupações: farmacêutico, farmacêutico analista clínico; farmacêutico de alimentos; farmacêutico em práticas integrativas e complementares; farmacêutico em saúde pública; farmacêutico industrial; farmacêutico toxicologista; e farmacêutico hospitalar e clínico. Entre estas oito ocupações, a CBO lista, ainda, mais de cem títulos sinônimos - Confira lista no link – http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorTitulo.jsf
De acordo com a descrição sumária, da CBO, o farmacêutico realiza ações específicas de dispensação de produtos e serviços farmacêuticos. Pode produzir esses produtos e serviços em escala magistral e industrial. Também realiza ações de controle de qualidade de produtos e serviços farmacêuticos, gerenciando o armazenamento, distribuição e transporte desses produtos. Desenvolve produtos e serviços farmacêuticos, pode coordenar políticas de assistência farmacêutica e atua na regulação e fiscalização de estabelecimentos, produtos e serviços farmacêuticos. Realiza análises clínicas, toxicológicas, físico-químicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas. Pode realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais.
Confira a inclusão
Família: 2234 - Farmacêuticos
Título (Ocupação)
2234-25 - Farmacêutico em práticas integrativas e complementares
Farmacêutico acupunturista, Farmacêutico antroposófico, Farmacêutico em plantas medicinais e fitoterapia, Farmacêutico em termalismo social/crenoterapia, Farmacêutico fitoterapeuta, Farmacêutico homeopata.
Fonte
Ministério do Trabalho e Emprego
Conselho Federal de Farmácia