ACUPUNTURA
Você está aqui: Para Farmacêutico > Práticas Integrativas > Acupuntura
Guia Rápido:
+ Introdução + O serviço
+ O Profissional
+ História da Acupuntura no Brasil
+ Aspectos Legais
+ Técnicas Complementares
+ Biossegurança
+ Contraindicações na Prática da Acupuntura
+ Acidentes e reações indesejáveis
+ Acidentes e reações indesejáveis (Órgãos-Sistemas)
+ Resíduos
+ Medidas de Precaução
+ Outras Medidas de Precaução
+ Entrevistas de rádio
+ Cursos de Pós-graduação lato sensu & Mestrado
+ Cursos livres de capacitação e aperfeiçoamento
+ Resoluções do CFF e outras Deliberações
+ Links
Imagem meramente ilustrativa
INTRODUÇÃO
A Acupuntura é uma prática milenar exercida há mais de 5.000 anos na China - idealizada dentro do contexto global da filosofia chinesa embasada no Taoísmo (tradição espiritual que propõe o retorno do homem a um estado de consciência e vida plena, Tao) e das concepções filosóficas e fisiológicas que norteiam a Medicina Tradicional Chinesa. Tanto a Acupuntura quanto as técnicas complementares a ela, como moxabustão, ventosaterapia, sangria, auriculoterapia, massoterapia e muitas outras, fazem parte da antiga Medicina Tradicional Chinesa.
Na Acupuntura, a concepção dos Canais de Energia (Meridianos) e dos Pontos de Acupuntura, o diagnóstico energético e o tratamento baseiam-se nos conceitos do Yin e do Yang; dos Cinco Elementos; do Qi (Energia); do Xue (Sangue) e da Teoria dos Zang Fu (Órgãos/Vísceras).
A Acupuntura reúne conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos e consiste, tradicionalmente, na estimulação de pontos de energia específicos no corpo mediante a inserção de agulhas.
O ser humano é considerado como um complexo de energia vital (Qi) e vários sistemas no organismo regulam o fluxo dessa energia através de muitos pontos de controle. Os pontos de Acupuntura, estimulados corretamente, provocam a restauração do equilíbrio alterado no decorrer da enfermidade ou do desequilíbrio energético, fazendo com que o próprio corpo recupere seu equilíbrio orgânico funcional e promova a sua autocura.
A Acupuntura vem destacando-se por oferecer um tratamento rápido e eficaz, sem efeitos colaterais e praticamente indolor, além de tornar-se famosa por tratar a dor. Hoje, isso é explicado de forma científica pelas ações dos peptídeos endógenos - que recebem a denominação genérica de endorfinas e encefalinas - liberados com as aplicações das agulhas. O tratamento dos desequilíbrios mentais e emocionais é justificado pela alteração bioquímica de neurotransmissores, como a serotonina, entre outros. Assim, a Acupuntura possui a finalidade de restaurar, promover e equilibrar as funções energéticas dos tecidos e órgãos, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a imunidade, e trazendo bem-estar físico e mental.
Fonte
Cartilha Acupuntura do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo.