ACUPUNTURA
Você está aqui: Para Farmacêutico > Práticas Integrativas > Acupuntura
Guia Rápido:
+ Introdução + O serviço
+ O Profissional
+ História da Acupuntura no Brasil
+ Aspectos Legais
+ Técnicas Complementares
+ Biossegurança
+ Contraindicações na Prática da Acupuntura
+ Acidentes e reações indesejáveis
+ Acidentes e reações indesejáveis (Órgãos-Sistemas)
+ Resíduos
+ Medidas de Precaução
+ Outras Medidas de Precaução
+ Entrevistas de rádio
+ Cursos de Pós-graduação lato sensu & Mestrado
+ Cursos livres de capacitação e aperfeiçoamento
+ Resoluções do CFF e outras Deliberações
+ Links
Imagem meramente ilustrativa
O SERVIÇO
O Conselho Federal de Farmácia (CFF) reconheceu o exercício profissional da Acupuntura como especialidade farmacêutica, por meio da Resolução do CFF nº 353/2000, criando uma grande oportunidade para atuação do farmacêutico neste campo profissional, além de facultar novos caminhos com relação à pesquisa científica, clínica, experimental e desenvolvimento desta ciência milenar em universidades públicas e/ou privadas, institutos de pesquisa e atividades referentes.
O marco regulatório para o farmacêutico acupunturista deu-se em novembro de 2009, por ocasião da publicação da Resolução do CFF nº 516/2009 que define os aspectos técnicos do exercício da Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacêutico. A Comissão de Acupuntura do CRF-SP esteve à frente dessa resolução, que consolida definitivamente a acupuntura como área de atuação do farmacêutico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que a Acupuntura pode ser praticada por diferentes profissionais habilitados, formando uma equipe multidisciplinar, que a saúde é um direito humano fundamental e que os cuidados primários de saúde seriam compostos também por práticas não convencionais e métodos terapêuticos. A regulamentação e fiscalização do exercício da atividade do profissional são de âmbito e competência de seu respectivo Conselho Regional.
A Acupuntura é uma das técnicas consideradas modelo pela OMS por ser eficiente, utilizar instrumentos de baixo custo operacional, dispensar ou reduzir o uso de medicamentos e exames de custo elevado.
A Acupuntura teve sua eficácia comprovada por meio de inúmeros trabalhos científicos, publicados e indexados nas bases de dados científicos, com referência a diversos quadros nosológicos, envolvendo o sistema respiratório, oftalmológico, gastrointestinal, neurológico, músculoesquelético, genitourinário, entre outros sistemas.
A OMS reconhece que a Acupuntura atua de forma eficaz em diversas patologias, como: tendinites, depressão, cefaleias, enxaquecas, gastrites, dismenorreia, tensão pré-menstrual (TPM), lombalgia, cervicalgia, sinusite, rinite, asma, ansiedade, estresse, impotência, insônia, artrite, artrose, fibromialgia, Mal de Parkinson, sequelas de acidente vascular cerebral, etc.
Fonte
Cartilha Acupuntura do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo.