top of page

Cursos e Treinamentos em Brasília, BH e São Paulo.

Assine a nossa Newsletter.

ACUPUNTURA

Você está aqui: Para Farmacêutico > Práticas Integrativas > Acupuntura
Acupuntura-49.jpg
Imagem meramente ilustrativa

RESÍDUOS

 

   A responsabilidade por resíduos gerados em qualquer ambiente é do gerador, devendo este conhecer a legislação vigente sobre o assunto. Atualmente, estão em vigência: Resolução CONAMA 358/05  e Resolução RDC 222/18 da Anvisa (norma comentada).

   No caso dos consultórios de Acupuntura, são gerados apenas resíduos dos grupos D e E.

   As agulhas de acupuntura são classificadas no Grupo E, da NBR/ABNT, de março de 2000.

   Grupo D (resíduos comuns) – São todos os resíduos gerados nos serviços abrangidos pela Resolução RDC 222/18 da Anvisa. Não necessitam processos diferenciados relacionados ao acondicionamento, identificação e tratamento, devendo ser considerados resíduos sólidos urbanos - RSU. A identificação deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, usando código de cores e suas correspondentes nomeações, baseadas na Resolução CONAMA 358, de 29 de Abril de 2005.

   Grupo E (resíduos perfurocortantes) – Para designar este grupo, utiliza-se, como símbolo, rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta aquele resíduo. O símbolo que representa o GRUPO E é o símbolo de substância infectante constante na NBR 7500 da ABNT.

   Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento. Os recipientes devem estar com tampa, devidamente identificados, baseados nas normas da ABNT NBR 13.853/20 – “Coletores para RSS perfurantes e cortantes” e NBR 9.259/97 “Agulhas hipodérmicas estéreis e de uso único”.

   Os resíduos do Grupo E devem ser encaminhados para destinação final em aterro sanitário, devidamente licenciado em órgão ambiental competente.

Fonte
Cartilha Acupuntura do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo.

bottom of page