Cursos e Treinamentos em Brasília, BH e São Paulo.

Assine a nossa Newsletter.

ASSISTÊNCIA AO HIPERTENSO

Você está aqui: Serviços para você > Prevenção em Saúde > Assistência ao Hipertenso
Assistência ao paciente Hipertenso

PREVENÇÃO EM SAÚDE: Assistência ao Hipertenso
 
    1. INDICAÇÃO

Indicado as pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial (pressão alta).


 
    2. OBJETIVOS

Promover a gestão da doença por meio do acompanhamento e monitoramento da condição clínica do paciente no intuito de garantir a continuidade das diretrizes clínicas, obtenção da resposta terapêutica desejada e redução de riscos relacionados ao uso indevido e incorreto de medicamentos.

 
 

    3. PLANO DE CUIDADO

O plano de cuidado inclui: monitoramento de parâmetros clínicos, acompanhamento farmacoterapêutico, aconselhamento comportamental específico e recomendações e orientações sobre hábitos alimentares saudáveis.

 

       3.1 Monitoramento de Parâmetros Clínicos:
O que é: É um procedimento multiprofissional que consiste na verificação do estado clínico do paciente, fundamentado em metodologias científicas.
Objetivos: Monitorar a efetividade e segurança do tratamento, o direcionamento de uma terapia ou o monitoramento do paciente e o rastreamento, para identificação de fatores de risco, na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Incluem os seguintes procedimentos:

  • Monitoramento de Parâmetros Fisiológicos - Monitoramento da pressão arterial, frequência cardíaca e frequência respiratória;

  • Monitoramento de Parâmetros Bioquímicos - Determinação de níveis capilares de glicose, colesterol e triglicerídeos por meio de equipamentos/dispositivos para autoteste;

  • Monitoramento de Parâmetros Antropométricos - Definição do peso ideal, aferição da circunferência abdominal, avaliação do índice de massa corporal - IMC, índice de adiposidade corporal - IAC e da relação cintura quadril - RCQ.

 

       3.2 Acompanhamento Farmacoterapêutico:
O que é: É um serviço farmacêutico provido durante vários encontros com o paciente, onde o farmacêutico realiza o gerenciamento dos medicamentos em uso, por meio da análise das condições de saúde, dos fatores de risco e do tratamento, possibilitando a implantação de um conjunto de intervenções gerenciais, educacionais e do acompanhamento do paciente durante todo o processo de cuidado.
Objetivos: Prevenir e resolver possíveis problemas relacionados à farmacoterapia do paciente com hipertensão, a fim de alcançar bons resultados clínicos, reduzir riscos e contribuir para a melhoria da eficácia e da qualidade da atenção à saúde. Inclui, ainda, atividades de prevenção e proteção da saúde.

 

       3.3 Organização da Rotina Diária dos Medicamentos:

O que é: É um procedimento farmacêutico que consiste em organizar a rotina diária de medicamentos utilizados pelo paciente, podendo ser feito em esquemas de horários com organizadores diários, semanais ou mensais. 

Objetivos: Simplificar a utilização dos medicamentos e corrigir eventuais erros de administração.

 

    4. PERIODICIDADE DO ACOMPANHAMENTO / MONITORAMENTO

A periodicidade do monitoramento ocorre conforme recomendação médica ou por solicitação espontânea do próprio cliente.

 

    5. AGENDE SUA CONSULTA

Informações de contato aqui.

Responsável pela provisão do serviço: Esp. Luiz Cesarino Alves - Farmacêutico CRF-DF 8290

Obs.: A aferição de parâmetros fisiológicos, bioquímicos ou antropométricos

não possui, em nenhuma hipótese, o objetivo de diagnóstico.