Faça parte da nossa lista de e-mails e nunca perca as novidades do nosso site.

Please reload

PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERAPIA

Você está aqui: Para Farmacêutico > As Práticas Integrativas > Plantas Medicinais e Fitoterapia
Imagem meramente ilustrativa

BREVE HISTÓRICO DAS PLANTAS MEDICINAIS: SÉCULO XX

   No começo do séc. XX, a MEDICINA ALOPÁTICA (do grego allos + pathos, método de combater doença por meios contrários à natureza delas) ainda tinha as plantas como principais matérias-primas.

 

    No mesmo período, o filósofo RUDOLF STEINER (1861 - 1925), juntamente com a Dra. Ita Wegman, propiciou o surgimento da MEDICINA ANTROPOSÓFICA que, além da organização puramente física do homem, considerada pela Medicina Acadêmica, também contempla outras três organizações: a vital, a anímica e a espiritual. Os medicamentos próprios desta forma de Medicina são tomados dos três reinos da natureza, principalmente o vegetal.

 

   No final do séc. XX, a Agência Federal de Saúde da Alemanha estabeleceu uma Comissão para avaliar segurança e eficácia de produtos de origem vegetal. Essa Comissão fez a revisão dos resultados de ensaios clínicos, estudos de caso, estudos com animais e também usos tradicionais, dando ênfase ao estabelecimento da segurança. Foram publicadas cerca de 400 monografias de monopreparados e de combinações de produtos de origem vegetal. Elas incluem: identificação, pureza, adulteração, composição fitoquímica, ações farmacológicas, ações terapêuticas, contraindicações, efeitos colaterais e dosagens. Estes procedimentos também estão sendo conduzidos por outros países europeus, como França e Inglaterra: a Farmacopeia Britânica de Plantas contém monografias, com padrões de qualidade, para 169 ervas medicinais utilizadas na Grã-Bretanha.

 

  Atualmente, na Europa, médicos e farmacêuticos recebem treinamento significativo em Farmacognosia e Fitoterapia, estando capacitados para prescrever e dispensar rotineiramente fitoterápicos oficialmente aprovados pelas legislações locais.
 

Fonte
Cartilha de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Conselho Regional de Farmácia do estado de São  Paulo.

E-mail:

© 2015 - 2021 farmacêutico.com

O Site das Práticas Integrativas e Complementares

  • Facebook Social Icon