Faça parte da nossa lista de e-mails e nunca perca as novidades do nosso site.

Please reload

HOMEOPATIA

Você está aqui: Para Farmacêutico > As Práticas Integrativas > Homeopatia
Imagem meramente ilustrativa

HISTÓRICO: A HOMEOPATIA NO BRASIL

 

   A Homeopatia foi introduzida oficialmente no Brasil em 1840 pelo médico francês Benoît Jules Mure, que veio para cá com o propósito de implantar comunidades societárias de trabalhadores franceses, mas trazia na bagagem a experiência de grande divulgador da homeopatia em algumas cidades europeias. Suas convicções e propostas na área social encontraram campo de ação na divulgação da Homeopatia, pois se propunha a tratar os escravos e os socialmente excluídos do Brasil Império. 
 
   A Homeopatia se propagou pelo Brasil pelas mãos dos discípulos de Mure, e foi abraçada pelo movimento positivista em fins do século XIX. Com o advento da República, a Homeopatia ganhou força institucional, tanto na sua prática como no seu ensino. Figuras importantes como Monteiro Lobato e Rui Barbosa estiveram ligados a ela. 
 
   A partir da década de 1930, a Homeopatia gradativamente perdeu força e importância no Brasil, sem no entanto desaparecer. Conheceu um renascimento na década de 1970, com o advento das ideias libertárias da época. De terapia “alternativa”, ela se desenvolveu científica e politicamente para a posição de Prática Complementar, neste início do século XXI, avalizada pelas políticas de saúde do governo brasileiro.

Fonte
Cartilha Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo.

E-mail:

© 2015 - 2021 farmacêutico.com

O Site das Práticas Integrativas e Complementares

  • Facebook Social Icon