HOMEOPATIA
Você está aqui: Para Farmacêutico > Práticas Integrativas > Homeopatia
Guia Rápido:
Histórico:
+ Os antecessores da Homeopatia
+ O Desenvolvimento da Homeopatia - Hahnemann
+ A Homeopatia no Brasil
+ A Homeopatia no Século XXI
+ Regulamentação da Homeopatia no Brasil
+ A Farmácia Homeopática
+ Perfil
+ Áreas de atuação
+ Assistência Farmacêutica
+ Atenção Farmacêutica
+ Entrevistas de rádio
+ Cursos de Formação Livre e Pós-graduação
+ Links
Imagem meramente ilustrativa
HISTÓRICO: A HOMEOPATIA NO BRASIL
A Homeopatia foi introduzida oficialmente no Brasil em 1840 pelo médico francês Benoît Jules Mure, que veio para cá com o propósito de implantar comunidades societárias de trabalhadores franceses, mas trazia na bagagem a experiência de grande divulgador da homeopatia em algumas cidades europeias. Suas convicções e propostas na área social encontraram campo de ação na divulgação da Homeopatia, pois se propunha a tratar os escravos e os socialmente excluídos do Brasil Império.
A Homeopatia se propagou pelo Brasil pelas mãos dos discípulos de Mure, e foi abraçada pelo movimento positivista em fins do século XIX. Com o advento da República, a Homeopatia ganhou força institucional, tanto na sua prática como no seu ensino. Figuras importantes como Monteiro Lobato e Rui Barbosa estiveram ligados a ela.
A partir da década de 1930, a Homeopatia gradativamente perdeu força e importância no Brasil, sem no entanto desaparecer. Conheceu um renascimento na década de 1970, com o advento das ideias libertárias da época. De terapia “alternativa”, ela se desenvolveu científica e politicamente para a posição de Prática Complementar, neste início do século XXI, avalizada pelas políticas de saúde do governo brasileiro.
Fonte
Cartilha Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo.